segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Um salto para o Pulo

É só olhar pra cima e ver o quão pequeno tu es, e só subir bem alto pra perceber o quão difícil é subir, mas olhando pra baixo bate o medo de cair, o medo de voltar a ver de baixo pra cima te dá medo. Se tu subiu, mantenha-se lá em cima com os pés no chão, a queda te espera se tu só pensar em subir sem medir os meios, subir sem olhar pra baixo é como seguir em frente sem olhar pra trás, sem valorizar ou reconhecer quem ou quais foram impulsos.
Nada somos, mas podemos ser tudo se quisermos, (não falo pôr.mim, nunca quis ter ou ser algo além de apenas "eu") de cima vemos melhor, mas enxergamos tão pouco.

Um salto para o pulo!!!

Um salto para um pulo
Um pulo a um passo do espaço
De pés descalços ao impasse
Do que se passa em minha mente.

Um salto de repente demente
De mente aberta se sente
O que tentam impor e prender
A cabeça/mente aberta da gente.

Ver de cima pra baixo
É o que fazem nas calçadas
Ao ver mendigos a pedir
Ver de baixo pra cima,
eles pedem, é rotina, é normal
Ver da cima pra baixo, te derruba
Te faz um nada, olha pra cima.

Sétimo andar, andar no chão
Pular ou saltar, onde chegar?
Correr, andar ou nadar
Voar sem levantar vôo.

Daqui de cima somos frágeis
Nos limitamos por limites
Limites sem planos
Paraquedas ou parar a queda?

O vento parece inimigo
Mesmo soprando a favor
A favor do chão, do vão
Oposta atração, atração imposta.

Aqui do alto do sétimo
Quase não se vê
O que seus medos podem fazer
O que seus dedos querem escrever.

Natural pressão, prensado
Cabeça de olhos vermelhos
Visão geral, super natural
Do sétimo primeiro, um segundo.

Um segundo pra um pulo
Um pulo pra desistência
Resistência a falta de medo
Ao medo de resistir.

Um salto a um pulo.
Um pulo pro salto
Um asfalto escuro
Umas faltas de rumos.

José Mabson
20/09/2015

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

SEM DESCIDA OU PARADA NÁ VIDA?

SEM DESCIDA OU PARADA NA VIDA?


Adoro as vidas que entram e saem dos ônibus, a cada um que ultrapassa a catraca tem seu destino, seus horários, obrigações, atrasos, enfim, variadas vidas com uma coisa em comum, o transporte coletivo. Em outra postagem que escrevi dentro do ônibus falei sobre um senhor eternamente apaixonado, hoje  agora estou a ouvir uma história totalmente sem amor algum.
Uma jovem de 22 anos com um filho de 9 meses em seus braços, por sinal uma criança necessitada de mais atenção, cuidados e outras várias coisas. De papo com um rapaz espantado por ela ser jovem e já ter 4 filhos, o mais velho com 4 anos, enfim, um filho por ano. Um filho de cada pai.
O rapaz perguntou o que ela faz, o que pretende da vida, como ela cuida das crianças, até onde estudou, com quem mora, no geral não me espantou as suas respostas. Vou tentar passar fielmente como ouvi tudo que ela falou e continua a falar aqui.

O meu filho mais velho tem 4 anos eu fiz com meu professor, muito gostoso e eu não ia deixar um professor desse ficar sem me comer, os país dos outros 3 dois já morreram por que eram envolvidos com roubos e drogas e o desse mais novo foi quando passei a frequentar a igreja pra ver se eu mudava essa vida e o pastor deu em cima de mim.
Eu estudei até o oitavo ano por que era obrigada, Deus me livre de estudar mais nunca na minha vida, gosto nem de trabalhar pra quê peste eu vou estudar? Eu não faço nada, minha mãe me dá tudo que meus meninos querem, moro e como de graça, tenho o bolsa família e a pensão de dois meninos, eu fico é em casa, quando quero sair minha mãe cuida deles, Oxe, tinha um coroa querendo casar comigo e cuidar dos meus filhos, queria me manter de tudo, mas eu não quero não, pra ter que lavar roupa, cuidar da casa, fazer comida eu prefiro tá com a minha mãe que faz tudo, ele falou que colocaria empregada mas se eue juntar com ele não vou mais sair pra farrar e curtir minha vida, quero não casar, tô bem demais...

(***)

Bem racional essa moça, estruturada mentalmente, os filhos então se depender dela serão pessoas super exemplares. Uma capacidade extraordinária essa moça tem em ser sincera como está sendo, isso não posso negar, mas vivendo aqui em maceió isso até que é normal d se ver e conviver, o estado de Alagoas é realmente precário em relação a tudo que pode ser benéfico pra alguém, o povo em maioria aqui não tem de fato uma cabeça em estado pra evolução, quem vê maceió por fotos só vê praias e perfeição, só vê natureza e grandes hotéis pra te receber. Visita uma escola ou hospitais aqui e veja a realidade dos fatos.

De agora, 14:54  da tarde de 20 de outubro de 2015.

José Mabson
20/08/2015

NADA ALÉM

Nada mais além da dúvida é minha certeza, nada mais além da busca, iniciativa, coragem e foco merecem admiração, nada mais cruel a si mesmo do que se duvidar, se limitar, se diminuir. Nada mais além da dúvida é certo, nada mais além do certo é errado.
A busca afobada pela felicidade é a meta de todos, mas me diz aí, buscam o quê de fato? Felicidade ou dinheiro? Ganância ou humildade trás a felicidade? Queria que um dia alguém pudesse definir o que realmente vem a ser felicidade, como alcança-lá, como a manter constante, onde se encontra e em quê se encontra. "Sou feliz com o pouco que tenho." Frase muito usada e contrariada pela própria pessoa que se diz feliz, quem declara essa felicidade é sempre quem mais reclama da vida. Felicidade não se busca, não se acha, não se perde, felicidade se vive no dia a dia em pequenas coisas que deixamos de valorizar por que a ambição toma conta e nos põem cegos pra que não possamos enxergar nossos valores, felicidade está em ter por perto seu filho, mãe, pai, irmãos, amigos, a felicidade está ao abrir sua geladeira e nada te faltar, está em você poder andar de cabeça erguida sem nada dever a ninguém, está no seu emprego, no que você gosta de fazer, no sorriso de uma criança direcionado a você, a felicidade está sim também no dinheiro, isso é fato. Abre tua geladeira e não encontra nem se quer água e me diz se você é feliz, entra na tua casa sem ninguém pra te receber e me diz: estas feliz por isso? Felicidade está até num momento de angústia, sofre um acidente ou um assalto onde o prejuízo foi só material e me diz se tu não se sente feliz por estar vivo? "Vou em busca da felicidade", quando escuto isso ou leio a vontade é de retribuir falando: vai morrer procurando e deixar de ser feliz por não valorizar teu dia a dia. Felicidade = incerteza, você sempre tem, e mesmo assim dúvida. Quando seremos todos felizes? Fácil de responder isso, seremos todos felizes quando parar-mos pra perceber o quanto somos idiotas e passar-mos a ser práticos!

(***)

Texto de hoje feito com a ajuda das amigas Erika Cristine e Anna Evelyn.

(***)

Incerta certa da felicidade

Teus olhos sabem o que vêem ?
Tua boca sabe o que fala?
Teu nariz sabe o que cheira?
Teu corpo sabe do que precisa?

Você sabe o que pensa
Ou só pensa que sabe?
Você vive no mundo vivo
Ou morre vivo buscando?

Tuas dúvidas são tua vida
Tua vida só tem a certeza do fim
Tua felicidade já está ao teu lado
Esquece de olhar pra trás.

Qual certeza te põe em dúvida?
De qual dúvida tu tens certeza?
Em qual esquina, qual rua
A felicidade está pra ti seminua?

Onde anda a felicidade? Perdida?
Acho que sim, estão todos a procura, todos na loucura, e ela?
Escondida de nós será que sorri?

Proxura-se a felicidade!
Recompensa: perca de tempo!
Encontrei a felicidade?
Onde? Ela já escapou? $ acabou?

Sou pobre mas sou feliz!
Que tristeza hipócrita,
Pobre sim, porém, quase feliz,
Felicidade a prazo, sem prazer.

José Mabson
22/08/2015